pragmatismo…

Cheguei a Fulda às 22h30 após 3 horas de voo de regresso, 3 horas de Volkswagen Golf a 180 km/h em autobahns desde Cologne, uma bjeca Weizen na casa do Sepp e trajecto de regresso a Fulda. Correu tudo sobre rodas. Nada como fazer retrospectivas analíticas de 3 dias bem passados. Analíticas, de curta duração e de no máximo 3 dias que mais que isso é saudosismo. Mas voltando à questão central, foram excelentes dias em que tudo encaixou como se de um jogo de Tetris se tratasse. Segredo do sucesso: Checklists…

A aterragem em Cologne foi emocionante. Havia gente a rezar no avião. Adorei a aproximação. A dinâmica de voo completamente errática com o piloto a lutar com o vento e vice-versa e o avião a ser sacudido e a inclinar-se ora para a esquerda, ora para a direita enquanto se ouvia no ar o bichanar das rezas. Ia-me a interrogar que se o touchdown fosse com o avião naquele comportamento qual das asas bateria no chão primeiro. Tipo o jogo de crianças em que se canta “unanani poli poliana” e se espera pelo resultado… Mal se sentiram as rodas a tocar no chão toda a gente desatou a bater palmas de alivio e de grande satisfação por continuar tudo vivo e contente. O piloto sabia muito bem o que ia a fazer e a pista está bem localizada e protegida das condições que fizeram o avião dançar na aproximação.

Momentos antes do touchdown o Sepp chamou-me e olhei para trás… Um casal com mais idade que ia na fila atrás deu as mãos na tentativa de atenuar a angústia… Achei desajustado… estranhei o facto de achar desajustado. Costumava valorizar estas coisas. As más experiências mudam-nos… Mas dar as mãos ajuda… O avião começa a voar melhor. Pelo menos para duas pessoas…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s