do nuclear…

Hiroshima, dia 6 de Agosto de 1945 às 8:16,
66’000 pessoas morreram instantaneamente vaporizadas pela jocosamente apelidada “Little Boy”
69’000 feridos
Potência da “Little Boy” : 10 Kilotoneladas

Potência máxima ensaiada (USSR): 50’000 Kilotoneladas (Termonuclear)

A Rússia detém 16’000 ogivas nucleares e cerca de 40’000 de armas quimicas algumas delas já negociadas em mercado negro e localizadas em países como Kazaquistao e outros. Antes da queda da União Soviética e antes do acordo de redução dos stocks de armamento nuclear, detinha mais de 35’000 ogivas nucleares.

Os Estados Unidos por seu lado possuem mais de:
5400 ogivas nucleares em mísseis balísticos de mar e terra
1750 Ogivas em mísseis de cruzeiro em total prontidão a serem lançadas por bombardeiros B-2 e B-52.
1670 Ogivas tácticas
Mais de 10’000 ogivas espalhadas pelos estados unidos em Bunkers estratégicos em caso de necessidade de posteriores represálias ou re-ataques.

Represálias? Re-ataques? De quem? É suposto sobrar alguém ou alguma coisa após o primeiro premir de botão?

Muitos defendem que o melhor modo de garantir o respeito mutuo entre países e o diálogo entre civilizações é garantir que todos detêm armamento nuclear. Talvez seja. Até agora tem resultado. O desrespeito de um implica a aniquilicao de ambos por isso não há outra saída que não o entendimento, o contrário seria suicidio. Interessante é verificar que alguns ditadores do século 20 acabaram por se suicidar. A paz nuclearmente armada resultará até ao dia em que um maníaco assumir controlo de um primeiro botao e beliscar atomicamente um dos vizinhos num acesso de ódio suicidário do mesmo tipo que leva pessoas a pilotar avioes contra edificios.

Agora, também paises instáveis como a India e o Paquistao detêm armamento nuclear. Algo que deve descansar toda a gente pois após anos e anos de guerra e instabilidade entre ambos, a paz nuclear virá resolver todos os problemas… matemático como 2+2=5… Entretanto a coreia do norte vem a caminho enquanto os estados unidos se afundam na lama do Iraque e o presidente do Irão se dirige ao povo americano em carta aberta citando valores de liberdade enquanto enriquece urânio para o seu suposto plano de “producao de energia”…

Olhando para o período histórico da guerra fria todo este enquadramento actual do globo me soa a caos e me dá calafrios. Em vez de 2 grandes oponentes politicos como no caso da guerra-fria, temos uma mistura de fanatismo religioso, desorientacao politica e militar e todo este inicio de século me cheira a Deja-Vu com maior inclinacao para acabar em drama. O homem anda realmente em círculos com tendencia a piorar. Raça esperta esta a que pertenço… Se alguém premir O botão, no fim, não sobrará ninguém. Quem sabe o fim da humanidade seja um passo importante para o planeta e daqui a uns milhares de anos surja uma espécie que seja tao evoluída em relação a nós como o somos em relação a outras espécies extintas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s