Windows Vista… Não, obrigadinho…

Novos controlos de protecção de direitos de autor por todo o lado… Bem… Eu sou autor… E eis que me preparo para desancar o sistema que protege os meus direitos. Certo? Não… Errado. Os sistemas de protecção como o DRM e afins destinam-se a proteger unicamente a indústria. 99% das vezes os rendimentos dos músicos provêem dos concertos e merchandising, os royalties são sempre uma percentagem minúscula.

vista.jpg

Diz a indústria à queima roupa… “Ahhh pois é… mas somos nós que investimos para que os músicos possam ter a exposição que lhes permite dar concertos e vender merchandising”. Certo? Errado. Pois é… ERAM as editoras que investiam e controlavam os meios de informação e promoção todos… e controlavam tudo. Agora chegou algo maravilhoso que não controlam. Para músicos com visão, trata-se de uma benção. WEB 2.0. Expressão total. Myspace Music, youtube, Hi5… Com a estratégia certa, o melhor e mais poderoso meio de divulgação e promoção à disposição de todos.

drm1.jpg

Sim, como músico e artista, quero que oiçam tudo o que faço, descarreguem, passem a palavra, remixem se forem DJs, adquiram a baixo preço o CD se quiserem as capas e extras que o CD e DVD trazem, critiquem nos vossos blogs, só não quero que usem e digam que foram vocês que fizeram e tentem tirar proveitos disso (mas para isso existe lei de defesa da obra, direito constitucional e que quase todos os países defendem nos seus sistemas judiciais). Depois paguem 25 euros para ir assistir a um concerto. Esse é o futuro.

A indústria discográfica está muito assustada… Obvio… Já viram as quebras de vendas do formato CD e afins…? Quebras de 30% de ano para ano… significa uma de duas coisas: Ou o mercado está radicalmente diferente e vocês vivem na pré-história, ou então estão muito correctos e o mundo é que está errado. É errado evoluir para melhor quando pesa nalguns bolsos…

Então eles tentam vender algo para reconquistar o controlo – Windows Vista. Sendo o Windows um sistema mundial, largamente implementado e que “controla” a decisão de milhões de pessoas em relação a media e software, sabem que basta as pessoas fazerem o Upgrade… e adeus Mp3… Sabem quando é que vou comprar os vossos sistemazinhos…? Nunca… Do XP só haverá um caminho -> Linux

Lembram-se?… Há uns anos chegaram as chamadas companhias de aviação Low Cost. Voar por 40€ ao invés dos 300€ que as grandes transportadoras pediam. Na altura as grandes lamuriavam-se e avisavam: Os aviões vão começar a cair, é impossível. Volvidos uns aninhos… Lá baixaram os preços… E hoje, mesmo com o preço do petróleo a subir, vemos as Low Cost a multiplicarem-se…

Na música, nós, os que ouvimos e criamos passámos a ter palavra e capacidade de influenciar o mercado activamente, o mercado foi aberto, liberalizado, e o fim dos oligarcas avizinha-se. Pois que venha de vez… Acabaram-se os impérios do tempo do Vinil. Mudem ou desapareçam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s