nuclear…

Hiroshima, dia 6 de Agosto de 1945 às 8:16,
66’000 pessoas morreram instantaneamente vaporizadas pela jocosamente apelidada “Little Boy”
69’000 feridos
Potência da “Little Boy” : 10 Kilotoneladas

Potência máxima ensaiada (USSR): 50’000 Kilotoneladas (Termonuclear)

A Rússia detém 16’000 ogivas nucleares e cerca de 40’000 de armas quimicas algumas delas já negociadas em mercado negro e localizadas em países como Kazaquistao e outros. Antes da queda da União Soviética e antes do acordo de redução dos stocks de armamento nuclear, detinha mais de 35’000 ogivas nucleares.

Os Estados Unidos por seu lado possuem mais de:
5400 ogivas nucleares em mísseis balísticos de mar e terra
1750 Ogivas em mísseis de cruzeiro em total prontidão a serem lançadas por bombardeiros B-2 e B-52.
1670 Ogivas tácticas
Mais de 10’000 ogivas espalhadas pelos estados unidos em Bunkers estratégicos em caso de necessidade de posteriores represálias ou re-ataques.

Represálias? Re-ataques? De quem? É suposto sobrar alguém ou alguma coisa após o primeiro premir de botão?

Muitos defendem que o melhor modo de garantir o respeito mutuo entre países e o diálogo entre civilizações é garantir que todos detêm armamento nuclear. Talvez seja. Até agora tem resultado. O desrespeito de um implica a aniquilicao de ambos por isso não há outra saída que não o entendimento, o contrário seria suicidio. Interessante é verificar que alguns ditadores do século 20 acabaram por se suicidar. A paz nuclearmente armada resultará até ao dia em que um maníaco assumir controlo de um primeiro botao e beliscar atomicamente um dos vizinhos num acesso de ódio suicidário do mesmo tipo que leva pessoas a pilotar avioes contra edificios.

Agora, também paises instáveis como a India e o Paquistao detêm armamento nuclear. Algo que deve descansar toda a gente pois após anos e anos de guerra e instabilidade entre ambos, a paz nuclear virá resolver todos os problemas… matemático como 2+2=5… Entretanto a coreia do norte vem a caminho enquanto os estados unidos se afundam na lama do Iraque e o presidente do Irão se dirige ao povo americano em carta aberta citando valores de liberdade enquanto enriquece urânio para o seu suposto plano de “producao de energia”…

Olhando para o período histórico da guerra fria todo este enquadramento actual do globo me soa a caos e me dá calafrios. Em vez de 2 grandes oponentes politicos como no caso da guerra-fria, temos uma mistura de fanatismo religioso, desorientacao politica e militar e todo este inicio de século me cheira a Deja-Vu com maior inclinacao para acabar em drama. O homem anda realmente em círculos com tendencia a piorar. Raça esperta esta a que pertenço… Se alguém premir O botão, no fim, não sobrará ninguém. Quem sabe o fim da humanidade seja um passo importante para o planeta e daqui a uns milhares de anos surja uma espécie que seja tao evoluída em relação a nós como o somos em relação a outras espécies extintas.

5 thoughts on “nuclear…

  1. Eh algo meio absurdo isso, ne? Sou 100% a favor a uso de energia nuclear (sou fisico por formacao), mas o uso de armas nucleares e a politica por tras delas eh um absurdo. Sao necessarias 20 delas mais ou menos para acabar com a raca humana… entao o q explica ter dezenas de milhares em existencia? Mostrar quem pode acabar com a raca humana mais rapido? (Nem digo acabar com o planeta, pois a gente pode fazer o q quisermos, q quem tem a perder somos nos humanos e as outras especies… o planeta continuara girando ao redor da terra, se readaptara etc etc…)

    Um abraco! (Coloque referencias na proxima vez!)

    • Olá Wagner, concordo plenamente.

      O ser humano é o maior risco no que toca à própria existencia de vida no planeta Terra.

      Este site está um pouco leve no que toca a referencias o que nao está correcto. Uma das accoes para o futuro é resolver o problema – post by post. Cumprimentos!

  2. I suppose if we spent half the time and money and effort to understand one another than we have arming ourselves, protecting ourselves and ensuring what we think are the only ways to live, then we wouldn’t have this history of destruction, mistrust and anger.

    Thanks for visiting my online writing website, and for opting to follow my work.

    — SM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s